Tudo pronto para o IV Seminário Ciência Cine Guarnicê, evento realizado como parte do 47º. Festival Guarnicê de Cinema. De formato híbrido, as conferências, debates e mesas-redondas terão lugar no turno matutino, no Palácio Cristo-Rei, e a apresentação dos GTS será feita à tarde, na plataforma Google Meet.
Iniciado em 2021, em plena pandemia, esta quarta versão do Seminário vai ser aberta com uma conferência da jornalista do IFMA e doutora em Cinema e Audiovisual pela UFF, Andreia Lima, que vai apresentar a conferência “O mercado cinematográfico do Maranhão contemporâneo”.
Outro ponto alto do evento será a mesa-redonda sobre curadoria, intitulada “O que é e o que se faz em uma curadoria de cinema”, com participação da professora Stella Lindoso, Cradora do Festival Guarnicê.
A programação completa, com datas e horários, está no final desta matéria.
E-BOOK –No último dia do evento, será lançado um e-book com os artigos completos que foram apresentados no seminário do ano passado. “Essa também é uma vantagem do nosso seminário. Todos os anos, publicamos, na forma de um e-book, trabalhos que foram apresentados no ano anterior, como forma de dar ainda mais visibilidade aos autores e autoras que participaram conosco do evento e também de criar uma memória institucional dos debates em cada seminário”, esclarece a professora Rosélis Barbosa, diretora da DAC e uma das organizadoras do e-book.
O livro tem edição a cargo da EDUFMA, é distribuído gratuitamente e, na edição de 2023, foi organizado pelos professores: Francisco Colombo, Marcos Fábio, Marcus Túlio, Miguel Lomillos, Rosélis Câmara, Saulo Simões e Zefinha Bentivi.
GTS – Na parte da tarde, serão feitas as apresentações nos GTS. Ao todo, este ano, foram inscritos 27 trabalhos, na forma de resumos expandidos, que foram divididos pelos 3 dias do evento, agrupados nas linhas de interesse: Linguagem Audiovisual: história, técnica e arte; Crítica; Memória, Patrimônio e Educação. De acordo com Marcos Fábio, um dos organizadores do evento, “Cada ano que passa recebemos mais trabalhos. Isso demonstra o interesse crescente de estudiosos e pesquisadores do audiovisual brasileiro e também o espaço privilegiado que criamos para a discussão teórica sobre esse tema”.
O Guarnicê
O Guarnicê é o mais longevo festival de cinema do Norte e Nordeste e um dos mais tradicionais do país. Realizado pela Universidade Federal do Maranhão, o evento conta com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, Instituto Cultural Vale, Sebrae, Governo do Maranhão via Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e Porto do Itaqui.
Além de apoio institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Ceuma, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Fundação Sousândrade, SESC, Canal Brasil, Secretaria de Estado da Educação, Escola de Cinema do IEMA, Fundação da Memória Republicana Brasileira, Prefeitura de São Luís via Secretaria Municipal de Educação, Canal e Canal Curta. O festival também tem apoio da TV UFMA, Rádio Universidade, Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES) e Teatro Arthur Azevedo.
PROGRAMAÇÃO – Veja aqui embaixo toda a programação do IV Seminário Ciência Cine Guarnicê.
11/06/2024 – Terça-feira | 12/06/2024 – Quarta-feira | 13/06/2024 – Quinta-feira | |
Manhã Presencial Palácio Cristo Rei | Abertura: 9h às 10h15min – Mesa redonda: “Experiências do audiovisual brasileiro” com realizadores. 10h30 às 12h – Conferência: “O mercado cinematográfico do Maranhão contemporâneo”. Conferencista: Andréia Lima (IFMA-UFF) Moderador: Prof. Dr. Marcos Fábio B. Matos. | Roda de Conversa: 9h – Mesa redonda: Cinema Brasileiro em suas etapas de realização e distribuição com os jurados Zienhe Castro e Pedro Severien | Roda de Conversa: 9h às 10h15min “O que é e o que se faz em uma curadoria de cinema” Conferencista: Profa. Stella Lindoso Moderador: Prof. Dr. Marcus T. B. Lavarda 10h30 às 12h – Lançamento de livros: e-book III Seminário Ciência Cine Guarnicê e Livro de cartazes do FGC |
Tarde 14h Virtual Google Meet | GT 1 mod. Prof. Dr. Marcus T.B. Lavarda UFMA | GT 2 mod. Prof. Dr. Marcus T.B. Lavarda UFMA | GT 3 mod. Me. Luiz H. Gehlen UFRN/UFBA |
14h “Cine Globo de Três Passos: um festival de amor ao cinema” Christian Jordino A. F. A. da Silva | 14h “Uma arqueologia da produção cinematográfica maranhense” Marcos Fábio Belo Matos | 14h Mergulhando em águas passadas e (re)visitando lugares de memória a partir do documentário: “Sankofa: a África que te habita” Catharina A. Coelho e Milene de Cássia S. Gusmão | |
14h15min “Cultura visual e a construção da atmosfera fílmica do filme Barbie (EUA, 2023)” Lídia da Silva Maciel de Sousa e Patrícia Azambuja | 14h15min “Cinema auper 8: articulações sobre som e imagem no filme “A Festa de Santa Teresa” Denis Carlos R. Bogéa | 14h15min “Dica e Lagolândia no audiovisual: retomando fontes orais e referências visuais para a pesquisa do patrimônio cultural lagolandiense” Carlos Cipriano Gomes Junior | |
14h30min “as impressões do brilho: a iluminação como objeto narrativo no longa-metragem LavourArcaica, de Luiz Fernando Carvalho” Saulo L. de Sousa e Regivaldo G. Costa | 14h30min “Cinema e Cenografia: Uma análise do gênero Terror” Arthur Frazão Monteiro | 14h30min “Câmera e Ação – o cinema vai à Escola” Idaiana da Silva N. Pereira e Mariana Sulidade | |
14h45min “Cultura pop e estereótipo das bruxas: ficcionalização e figurino” Jarina M. Silva Gomes e Patrícia Azambuja | 14h45min “A liberdade de expressão como direito fundamental: o caso do especial de Natal “A Primeira Tentação de Cristo” do canal Porta dos Fundos” Thiago Henrique F. Coelho | 14h45min “o Queer no cinema: uma entrevista com Karim Aïnouz” Alfredo Taunay C. de Carvalho | |
15h “Festival Guarnicê de Cinema, um Fato Social Total: análise interdisciplinar de um evento consolidado no calendário cultural maranhense.” Rose-France de F. Panet, Euclides S. Mendes e Valério Amós dos S. Silva | 15h “Percepções do Camp em Peau D’âne (1970) de Jacques Demy” Pedro Artur M. Aragão e Miguel Angel L. Garcia | 15h “Educação audiovisual: experiência audiovisual com os alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão” Fabrício de O. S. de Freitas e Igor B. A. Gomes | |
15h15min “O audiovisual que nunca termina: o fluxo para além da TV broadcast.” Hugo H. R. dos Santos, Larissa L. F. Rocha e Jhonnatan O. dos Santos | 15h15min “Trançatlânticas: a busca pela ancestralidade e raízes afro na periferia maranhense” Solange Oliveira e Marcus Túlio B. Lavarda | 15h15min “História do Cinema na Educação: contribuições para a formação de uma cultura audiovisual” Patrícia de Jesus Bastos | |
15h30min “Trajetória de vilania em cena: um estudo sobre o Alexandre, na trama “A viagem” 1994.” Cezar Augusto V. de A. Junior, Larissa L. F. Rocha e Jhonnatan O. dos Santos | 15h30min “Enquanto termina: análise do curta “A gente acaba aqui (2020) de Everlane Moraes” Rafaela Oliveira, Marcos André e Miguel Angel L. Garcia | 15h30min “Memória, documentário e trajetória musical em Samba Riachão (2001), de Jorge Alfredo” Sérgio de O. Silva e Milene de Cássia S. Gusmão | |
15h45min “Usos e abusos do Super 8 em São Luís: aproximação e experimentação com outras linguagens” Joseane Aranha Dantas | 15h45min “Entranhas Nordestinas em uma Mente Agonizante: análise do filme Sertânia de Geraldo Sarno” Lara Sofia B. de A. Silva, Kennedy M. Silva e Miguel Angel L. Garcia | 15h45min “Cinema, modernidade e educação no Piauí do início do século XX” Roberto Cesar S. de Azevedo | |
16h “Narrativas de lutas e resistência dos povos originários: uma análise em torno da obra “Falas da Terra” Bárbara G. Silva e Marcus T. B. Lavarda | 16h “A experiência do luto pelo filho em Acalanto e Angústia, dois curtas maranhenses” Katherine Martins, Angel Barbara e Miguel Angel L. Garcia | 16h “Cinema e censura no Maranhão: filmes maranhenses e resistência nas décadas de 1970-1980” Leide Ana O. Caldas |