O mais longevo festival de cinema do Norte e Nordeste e um dos mais tradicionais do país, o Festival Guarnicê de Cinema chega à sua 47ª edição, com ampla e inclusiva programação, nos dias 7 a 14 de junho. Com patrocínio do Banco do Nordeste, o evento contará com mostras competitivas e paralelas de filmes de longa e curta-metragem, além de videoclipes, jogos digitais, atividades formativas e exibição de mais de 200 produções.

O Guarnicê tem como principal peculiaridade ser um evento institucionalizado, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), enquanto projeto de extensão, o que viabiliza ações formativas com o objetivo de incentivar o surgimento de novos realizadores e promover a troca de experiências entre esses ministrantes locais e de outras regiões do país. O Festival também estimula a produção do realizador iniciante, principalmente os maranhenses, fomenta o cenário cinematográfico local e apoia e oportuniza o processo de produção da arte cinematográfica em suas mais diversas etapas de realização.

Com a temática “Na Trama do Tempo”, o festival traz, nesta edição, a reflexão sobre tradição e inovação no cinema brasileiro, evidenciando como um evento tão tradicional é capaz de estimular o olhar atento para novos formatos e novas ferramentas no âmbito do audiovisual nacional. A abordagem e os objetivos do Guarnicê reforçam uma percepção priorizada pelo Banco do Nordeste Cultural, área da instituição financeira responsável por ações de fortalecimento e estímulo ao desenvolvimento da cultura regional nordestina e brasileira.

“Apoiar o setor econômico da cultura e incentivar a democratização da cultura faz parte da estratégia do Banco do Nordeste Cultural, principalmente no setor do cinema. Com esse olhar, é fundamental estarmos juntos ao Festival Guarnicê de Cinema, um dos principais festivais do Brasil e um dos mais longevos. Desde os primeiros anos, estamos presentes nessa parceria, pois entendemos que a cultura é peça importante para o desenvolvimento do nosso povo”, destaca o gerente executivo da área de Gestão de Cultura do Banco do Nordeste, Murilo Custódio.

Rosélis Barbosa Câmara, coordenadora do Festival Guarnicê de Cinema, comenta que “a histórica parceria com o Banco do Nordeste é sempre relevante. A força de duas instituições como a UFMA e o Banco do Nordeste é uma soma poderosa que contribui com a democratização do acesso ao cinema e à cultura no Brasil”.

A superintendente de Marketing e Comunicação do BNB, Evineide Dias, destaca: “Estamos orgulhosos de apoiar um evento tão significativo como o Festival Guarnicê de Cinema. Nosso compromisso é fomentar a cultura e o audiovisual, proporcionando oportunidades para novos talentos e fortalecendo a diversidade cultural do Nordeste.”

Inclusão social e diversidade

O Festival Guarnicê de Cinema se destaca também por priorizar a inclusão social e a diversidade em sua realização. Além do acesso gratuito a toda a programação, nesta edição o evento vai promover oficinas e mostras inclusivas, a exemplo da Oficina de Acessibilidade no audiovisual, e ainda mostras paralelas direcionadas a públicos específicos, como idosos, crianças, jovens e, especialmente, a mostra Faz Todo sentido, etapa competitiva com acessibilidade para públicos com deficiência auditiva e visual.

A expectativa é que mais de 50 mil pessoas sejam alcançadas ao longo de toda a programação, que acontece de forma híbrida, tanto presencial quanto online por meio do aplicativo ou site do Festival Guarnicê de Cinema (guanice.ufma.br).

Publicado a partir de Central de Notícias Brasil