O anúncio do vencedor do Prêmio Itaú Cultural Play acontece na sexta-feira,
dia 14 de junho, na noite de premiações do Guarnicê. O valor é um dos mais expressivos da história da competitiva maranhense do festival.
Para a coordenadora do festival, Rosélis Barbosa Câmara, “a parceria com a Itaú Cultural Play contribui imensamente para a valorização e o reconhecimento do cinema maranhense, além de destacar o importante trabalho que o Guarnicê tem feito há 47 anos’’.
André Furtado, gerente de Criação e Plataformas do Itaú Cultural, destaca que o Prêmio Itaú Cultural Play foi criado para promover narrativas autênticas, plurais e representativas sobre a identidade do país.
– A proposta é aproximar o público de uma produção que se conecta com nosso olhar curatorial, baseado em valores como diversidade regional, de gênero e de raça, singularidade, relevância temática e qualidade artística – complementa.
Os curtas maranhenses que disputam a premiação são:
· Antes de Partir – Direção de Sheury Manu Neves – MA – Ficção/Drama – Livre
· Clair de Lune – Direção de Laísa Couto – MA – Ficção – 18 anos
· É só Contar – Direção de Werbeth Pereira, Victor Cravin, Joelma Baldez, Cledilson Rocha, Hemylly Mendes – MA – Ficção/Romance/Drama – 14 anos
· Entre a Fé e a Tradição: Tenda de Senhor Ogum – Direção de Cláudia Marreiros – MA – Documentário – 12 anos
· Gonçalves Dias por Gonçalves Dias – Direção de Joaquim Haickel e Beto Nicácio – MA – Ficção/Animação – Livre
· João de Una tem um Boi – Direção de Pablo Monteiro e LAB+SLZ/ LabMais SESC MA – MA – Documentário – Livre
· Maria Parteira – Direção de Marla Silveira – MA – Documentário – Livre
· Mar.Ina – Direção de Samyre Protázio, Renata Costa, Profana Vieira , Marcelo, Almeida, David Silva, Valdenira Baima, Allan Pereira, Jeyci Elizabeth Sousa – MA – Ficção – Livre
· Mariô – Direção de Brena Maria e Cadu Marques – MA – Experimental – Livre
· Putas Mulheres – Direção de Dário Gilson – MA – Documentário – 16 anos
· Troncos – Direção de Marcelo Cruz – MA – Documentário – Livre
· XXXX – Direção de Taíssa Monteiro – MA – Trash/Drama – 14 anos
Além do Prêmio Itaú Cultural Play, concedido por júri composto pela própria instituição, os curtas maranhenses vão concorrer, ainda, ao Prêmio Assembleia Legislativa do Maranhão, em três categorias, cada uma com um valor de dez salários mínimos dedutíveis de impostos: melhor longa-metragem, melhor curta-metragem e melhor longa ou curta-metragem eleito por júri popular.
Guarnicê na Itaú Cultural Play
Também no dia 14 de junho, quando o festival finaliza sua programação presencial, em São Luís, entrará no ar na Itaú Cultural Play (itauculturalplay.com.br) uma mostra com sete curtas-metragens nacionais e maranhenses participantes do Guarnicê neste ano. As produções ficarão disponíveis on-line até dia 30 de junho e se juntarão a um catálogo de mais de 360 produções brasileiras de diversos gêneros, formatos e épocas, ofertados gratuitamente pelo streaming do Itaú Cultural.
A mostra do Festival Guarnicê na IC Play será composta pelos curtas:
· Bença – Direção de Mano Cappu – PR – Ficção, 15min, 2023 – 12 anos
· Deixa – Direção de Mariana Jaspe – RJ – Ficção/Drama, 15min, 2023 – 16 anos
· João de Una tem um Boi – Direção de Pablo Monteiro e LAB+SLZ/ LabMais SESC MA – MA – Documentário, 24min, 2024 – Livre
· Jussara – Direção de Camila Ribeiro – BA – Animação/Fantástico, 9min, 2023 – Livre
· Maria Parteira – Direção de Marla Silveira – MA – Documentário, 17min, 2024 – Livre
· Não Existem Mártires, Apenas Marketing – Direção de João Luciano – MA – Ficção/Distopia, 16min, 2024 – 10 anos
· Pirenopolynda – Direção de Tita Maravilha, Izzi Vitório e Bruno Victor – GO/DF/CE – Documentário, 23min, 2023 – 14 anos
Festival maranhense
O Festival Guarnicê de Cinema 2024 – Edição 47 ocorre durante os festejos juninos do Maranhão. A programação acontece de modo híbrido, com programação presencial em São Luís e virtual pelo site guarnice.ufma.br e aplicativo Cine Guarnicê. O festival exibirá cerca de 200 produções, entre filmes de longa e curta duração, videoclipes e jogos digitais. Além de exibições, o festival promove ações formativas como oficinas, palestras e cursos.
Realizado pela Universidade Federal do Maranhão, o evento conta com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, Instituto Cultural Vale, Sebrae, Governo do Maranhão via Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e Porto do Itaqui.
Além de apoio institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Ceuma, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Fundação Sousândrade, SESC, Canal Brasil, Secretaria de Estado da Educação, Escola de Cinema do IEMA, Fundação da Memória Republicana Brasileira, Prefeitura de São Luís via Secretaria Municipal de Educação, Canal e Canal Curta. O festival também tem apoio da TV UFMA, Rádio Universidade, Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES) e Teatro Arthur Azevedo.)
Créditos: Mirante FM