| Ações Formativas

Oficina de videoclipe

Link para inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-de-producao-de-videoclipe-com-ricardo-palito__2479645

Ministrante: Ricardo Pilato

No universo audiovisual desde 2009, Ricardo Palito coleciona trabalhos de grande relevância na cena do Distrito Federal. Apesar de dar seus primeiros passos sendo autodidata, foi em uma oficina de um projeto social que seus sonhos audiovisuais começaram a ganhar mais força. Foi sua insaciável sede de aprender e criar que o levou a se formar em Produção Audiovisual em 2015 e fundar a 2Palito Filmes, produtora audiovisual independente com foco na cultura urbana e movimentos sociais. Com toda sua versatilidade, já produziu diversos conteúdos audiovisuais como aftermovies, videoclipes, making of’s, mini doc’s e cobertura de eventos, além de já ter trabalhado em dois longas. Fora suas inúmeras produções, Ricardo também ministrou oficinas de audiovisual no Projeto Jovem de Expressão por mais de 5 anos, e também realiza diversos workshops em projetos eventuais. Toda sua bagagem lhe rendeu algumas conquistas como o Prêmio Hip-Hop Zumbi na categoria Audiovisual em 2011, seleção para a Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2015 com o curta Faz Seu Corre e em 2022 recebeu menção honrosa e troféu de homenagem especial no Festival de Cinema de Ceilândia – Cine de Expressão em 2022 por suas grandes contribuições ao audiovisual periférico.

QUANDO SERÁ REALIZADA: 10 a 14 de junho

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 23 a 30 de maio

MODO: Presencial

LOCAL: Casarão da Indústria – SESI (Praça João Lisboa)

VAGAS: 20 vagas

CARGA HORÁRIA: 20 horas

EMENTA: O objetivo da oficina é passar aos alunos de forma prática e objetiva todo o conhecimento necessário para a produção de um videoclipe musical. Unindo ensinamentos teóricos e práticos, o curso irá passar por todas as etapas da produção, partindo da ideia até a edição e finalização do produto. A ideia é que durante o curso, os alunos produzam um videoclipe e saiam aptos a realizar suas próprias produções.


OFICINA DE ATUAÇÃO

Link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-atuacao-com-leonardo-fernandes__2478808

Ministrante: Leonardo Fernandes

Leonardo Fernandes recebeu em 2016 o APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de Melhor Ator pela peça “Cachorro Enterrado Vivo”, além de ser indicado ao Prêmio Aplauso Brasil. Com 20 peças em seu currículo, as mais recentes são “Neblina”, com direção de Yara de Novaes e “Casa Submersa”, da Velha Companhia (SP), com texto e direção de Kiko Marques. Em 2008, recebeu os prêmios Usiminas/Sinparc e Sesc/Sated de ator revelação por “Dois Perdidos Numa Noite Suja”. Em 2009, ganhou o Prêmio Usiminas/Sinparc de Melhor Ator em espetáculo infantil por “Flicts”. Em 2010, recebeu o Prêmio Usiminas/Sinparc de Melhor Ator por “Esperando Godot”. Fernandes atuou na série “Irmandade”, da NETFLIX, onde interpretou o personagem “Formiga”. Recentemente estreou o filme “Pérola”, dirigido por Murilo Benício, onde protagoniza o longa ao lado de Drica Moraes. Na trama, o ator interpreta o dramaturgo Mauro Rasi.

QUANDO SERÁ REALIZADA: 10 a 14 de junho

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 23 a 30 de maio

MODO: Presencial

LOCAL: Palacete Gentil Braga – Rua Grande, 782, Centro

VAGAS: 20 vagas

CARGA HORÁRIA: 20 horas

EMENTA: A Oficina de Atuação é direcionada para atores que desejam desenvolver sua criatividade e expressividade e tem como propósito explorar os fundamentos da atuação de modo a contribuir com o desenvolvimento de repertórios, técnicas e habilidades de atuação dos participantes. Nesse contexto, os atores terão oportunidade de aprender sobre: Presença Cênica, Interpretação de Personagens; Improvisação; Análise de Texto; Trabalho em Equipe.


OFICINA DE ANIMAÇÃO

Link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-animacao-com-otto-guerra__2479634

Ministrante: Otto Guerra

Mestrando em Design na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é produtor e diretor na Otto Desenhos Animados desde 1978. Produziu cerca de 20 filmes de animação autorais, entre séries, curtas e longas-metragens, além de centenas de filmes de animação publicitários. Em 2020 foi convidado a integrar a Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood. Atualmente segue produzindo longas, séries e curtas em desenho animado.

QUANDO SERÁ REALIZADA: 10 a 14 de junho

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 23 a 30 de maio

MODO: Presencial

LOCAL: Casarão da Indústria – SESI (Praça João Lisboa)

VAGAS: 20 vagas

CARGA HORÁRIA: 20 horas

EMENTA: A oficina terá breves tópicos sobre a história da animação, no mundo e no Brasil. Depois princípios básicos de animação, sonorização, edição, storyboards, animatic, softwares, decupagem e roteirização.


OFICINA DE FOTOGRAFIA

Link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-introducao-a-direcao-de-fotografia-para-iniciantes-com-hellen-braga__2479621

Ministrante: Hellen Braga

Hellen Braga se formou em cinema pela Universidade Estadual do Paraná, e trabalha na área  de fotografia há mais de 15 anos. Trabalhou como assistente de câmera em diversos curtas metragens, longas de ficção, documentários, séries para TV, streaming e vídeo clips. Entre eles destacam-se trabalhos com os diretores de fotografia de renome internacional, Rui Poças e Helène Louvart e trabalhos de relevância nacional, como série documental pra Netflix Elize Matsunaga, era uma vez um crime, 2a e 3a temporada da serie 3%, Cangaço Novo e Amar é para os Fortes da Amazom Prime, entre muitos outros. Recentemente estreou sua primeira direção de fotografia em longa metragem A Mesma Parte de um Homem de Ana Johann na Mostra Tiradentes, e está finalizando seu segundo longa, Torniquete protagonizado por Marieta Severo, e sua primeira série documental pra HBO, Rose.doc (nome provisório).

QUANDO SERÁ REALIZADA: 10 a 14 de junho

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 23 a 30 de maio

MODO: Presencial

LOCAL: Casarão da Indústria – SESI (Praça João Lisboa)

VAGAS: 20 vagas

CARGA HORÁRIA: 20 horas

EMENTA: Introdução a Direção de Fotografia, iniciantes. A oficina tem como objetivo explicar e introduzir como funciona a direção de Fotografia no audiovisual. Como criar historias através da luz e camera, entender as ferramentas juntando técnica, arte e criatividade. Diálogos com nossos parceiros e parceiras, produtorxs, diretorxs, atorx, entre muitos outrxs profissionais. E também sobre nossa equipe de fotografia (assistentes de câmera, elétrica, maquinária e pós de colorização) que tanto colabora ao projeto.


OFICINA DE ACESSIBILIDADE NO AUDIOVISUAL

Link: https://www.sympla.com.br/oficina—visao-cega-com-zeneide-cordeiro__2478851

Ministrante: Zeneide Cordeiro

Zeneide Cordeiro é doutoranda em Ciências Sociais – UFMA. Mestrado em Políticas Públicas – UFMA. Graduação em Artes Visuais – UFMA. Atriz, escritora, professora, arte-educadora, consultora de acessibilidade e palestrante. Pesquisadora nas seguintes áreas:  cegueira e criação artística. tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual.  terra, território e povos indígenas.  arte, cultura, deficiência visual e povos tradicionais.  Diferença, diversidade e decolonialidade.

QUANDO SERÁ REALIZADA: 10 a 14 de junho

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 23 a 30 de maio

MODO: Presencial

LOCAL: Palacete Gentil Braga – Rua Grande, 782, Centro

VAGAS: 20 vagas

CARGA HORÁRIA: 20 horas

EMENTA: A oficina visão cega é uma oficina de produção audiovisual  com leitor de tela. Leitores de tela são recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão) usarem celular e computador. Nesta oficina, pessoas com deficiência visual, em específico, pessoas cegas, aprenderão noções básicas de elementos da linguagem audiovisual através de tecnologia assistiva específica para pessoas cegas. Estudo do espaço, plano, som, voz, consciência e movimento corporal, Criação de self-tape.  Conhecer o gênero cinematográfico documentário.  Criação de vídeos autobiográficos. Esta oficina propõe ainda formas para romper barreiras que impedem a atuação de pessoas com deficiência visual no mercado da produção audiovisual maranhense e do Brasil.


OFICINA DE ROTEIRO

Link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-introducao-a-linguagem-cinematografica-com-arturo-saboia__2478823

Ministrante: Arturo Saboia

Cineasta, formado em Publicidade e Propaganda, já conta com mais de 70 premiações na carreira. Diretor-proprietário da CLÍMAX FILMES. É roteirista e diretor do filme ACALANTO, com Léa Garcia e Luiz Carlos Vasconcelos no elenco, selecionado para o FESTIVAL DE CANNES 2013 e ganhador de mais de 50 premiações pelo mundo, incluindo 6 premiações no FESTIVAL DE GRAMADO DE CINEMA 2013; Colaborador de roteiro do filme longa-metragem PUREZA, protagonizado por Dira Paes, vencedor de 28 premiações nacionais e internacionais. Diretor e roteirista do curta-metragem FAROL (2018), ganhador do prêmio de melhor filme no Los Angeles Films Awards. Diretor e roteirista do curta-metragem Borralho (2006), ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo “Melhor filme”, “Melhor Fotografia” e “Melhor Roteiro” no FESTIVAL DE CINEMA DE BRASÍLIA. É roteirista do filme curta-metragem Pelo Ouvido (2008), ganhador de 28 prêmios. Diretor, Roteirista e Montador do Documentário Longa Metragem PIONEIROS E CONSTRUTORES DO COMÉRCIO – A HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO MARANHÃO. Diretor, Roteirista e Montador do Documentário Longa Metragem MINHA PERNA, MINHA CLASSE- A trajetória de Manoel da Conceição, lançado em 2023 na Cinemateca Brasileira – SP. Escreve e dirige comerciais publicitários, vídeos institucionais e videoclipes premiados.

QUANDO SERÁ REALIZADA: 10 a 14 de junho

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 23 a 30 de maio

MODO: Presencial

LOCAL: Palacete Gentil Braga – Rua Grande, 782, Centro

VAGAS: 20 vagas

CARGA HORÁRIA: 20 horas

EMENTA: O curso irá oferecer aos alunos as noções fundamentais do universo cinematográfico, abrangendo desde a gramática fílmica até os elementos que compõem a feitura e elaboração de um filme. Os participantes ampliarão seus conhecimentos nas principais etapas do ofício cinematográfico de forma a aprofundar seu olhar crítico sobre os filmes.

Copyright © 2024 • 47º Festival Guarnicê de Cinema | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura • Diretoria de Assuntos Culturais