Onde existir Bumba-boi, tem devoção. Na Tenda Nossa Senhora Aparecida não é diferente, lá tem um Boi que se chama Estrela, brinquedo do encantado João de Una. Localizada na Zona Rural de São Luís, o terreiro é chefiado há 22 anos por Joseph Joan, carinhosamente conhecido como Pai Joan. Entre todas as festas que marcam o calendário de obrigações, a “Morte do Boi de João de Una” ganha papel de destaque. Lugar onde caixas, tambores, radiolas, matracas e pandeiros se encontram em um só território.
LAB+SLZ
Pablo Monteiro / Emily Sá / Gleydson George / Tyson Viana
Pablo Monteiro
N/A
N/A
Gabriel Portela
Pai João (Entrevistado) / Maria Belfort (Entrevistada) / Laura Lima (Entrevistada) / Maria Oliveira (Entrevista) /Thallya Marques (Entrevistada) / Ana Maria (Entrevistada)
BICHO D´ÁGUA FILMES
ATOR: Pai João (Entrevistado) ATRIZ: Maria Belfort (Entrevistada) / Laura Lima (Entrevistada) / Maria Oliveira (Entrevista) /Thallya Marques (Entrevistada) / Ana Maria (Entrevistada)
Pablo Monteiro e COLETIVO LAB+SLZ
Pablo Monteiro
Formado em História, com foco em História Oral. Pablo pesquisa e realiza trabalhos documentais a partir do uso da imagem e do som. são Registros de práticas do universo afro-brasileiro com destaque para a religiosidade/festividade. Atua coletivamente na produtora BICHO D’ÁGUA FILMES, realizando e intermediando conteúdos em audiovisual a partir de abordagens periféricas, priorizando narrativas negras. Diretor dos filmes: Quem passou primeiro foi São Benedito (2017), Princesa do meu lugar (2020), João de Una tem um Boi (2024). Coletivo LAB+SLZ Criado em 2024, o coletivo é formado por cerca de quinze alunos egressos do curso "Possibilidades para uma narrativa documentário", ministrado por Pablo Monteiro para o SESC Deodoro (MA).