FEITO DE COISAS LEMBRADAS E ESQUECIDAS
O Canto (AL)
Documentário
 | 
2023
 | 
15min
 | 
AL

"Em ""O Canto"", somos levados pelas tradições e sonoridades únicas das destaladeiras de fumo de Arapiraca. O filme nos apresenta Mestra Rosália Gomes como a guia por essa imersão da poesia do cotidiano de mulheres que têm suas vidas entrelaçadas com a cultura do fumo. À medida que seguimos Rosália, descobrimos as raízes ancestrais e a poderosa força que reside nos cantos que florescem da convivência entre mulheres. Este filme explora a força ancestral, revelando um mundo de beleza e resistência que é transmitido de geração em geração. ""O Canto"" é uma celebração da riqueza cultural e da resiliência das destaladeiras."
Izabella Vitório e Isa Magalhães
Tarcisio Ferreira
Leandro Alves
Tarcisio Ferreira
Izabella Vitório e Isa Magalhães
Destaladeiras de Fumo de Arapiraca
Caique Copque
Céu Vermelho Fogo Filmes
ATRIZ: Rosália Gomes, Produção Executiva - Alê Moretti Empresa produtora - 1ª Assistente de Direção – Jasmelino de Paiva, Continuísta - Ulisses Arthur, Diretor de, Assistente de Fotografia – Tarcísio Ferreira Logger - Tarcísio Ferreira Gaffer – Joaddan Campos Assistente de Gaffer – Bruna Kélvia Still – Bruna Kélvia, Direção de Arte - Izabella Vitório e Isa Magalhães, Assistente de Arte – Madu Valentino, Som Direto - Janu, Assistente de Som Direto – Nando Magalhães, Diretor Musical - Janu, Direção de Produção – Rosana Dias, Assistência de Produção – Fabiano Melo, Montagem – Tarcisio Ferreira e Leonardo Amorim, Designer Gráfico - Eduardo Leandro, Colorista – Tarcisio Ferreira
Izabella Vitório e Isa Magalhães

IZABELLA VITÓRIO é uma artista multimídia de 27 anos natural do interior de Alagoas na cidade de Arapiraca. Trabalha com diferentes materiais e suportes (inclusive, a tatuagem), tendo o audiovisual como linguagem central em sua produção recente. Realizou exposições, feiras e festivais de arte e cinema, colaborou com artistas e produções com obras audiovisuais, cenários, indumentárias, produção e direção de arte também para clipes musicais. Atua como arte educadora em instituições de ensino do setor público e privado. Assina roteiro, direção e direção de arte junto de Isa Magalhães do curta-metragem "O Canto", financiado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e produzido pela Céu Vermelho Fogo Filmes, roteiro e direção de "O Funeral de Amarilis", produção independente apoiada pela Lei Aldir Blanc e participou do documentário de direção coletiva "Ana Terra" (2019) entre produções independentes em videoarte e performance. Fundou o Ateliê Agrestina em 2018 e realizou duas edições da MAMA - Mostra de Arte das Mulheres Alagoanas, em 2020 e 2022. ISADORA MAGALHÃES é natural e residente de Arapiraca, Alagoas e estudante de licenciatura em Artes Visuais pela Uninter com passagem pelo curso de Bacharelado em Artes Visuais com Ênfase em Multimeios na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; e área de atuação profissional e pesquisas em fotografia de retratos, ensaios e palco, com ênfase no circuito independente de música, desde 2009; fotografía híbrida e produção audiovisual; e educação e monitorias em exposições artísticas. - Coprodução e co direção no filme “Ana Terra”, através do Curso de Produção de Documentário pelo SESC unidade Arapiraca - Al, e NAVI ( Núcleo de Audiovisual de Arapiraca) premiado na Mostra Sururu 2019, em Maceió - Al, em Melhor Direção, Melhor Filme pelo Júri Popular, e Menção Honroso para Ana Terra. - Som direto para “À Margem”, filme de Tarcísio Ferreira, ano 2018. - Direção de Arte videoclipe “Canção de Vingança” de Janu, ano 2015. - Videoart “Rito de Passar”, de Izabella Vitório e Isadora Magalhães , ano 2019. Filmografia: Izabela Vitório; - Funeral de Amarilis (2022) - O Canto (2023) Isadora Magalhães: - Corpo Velado (2022) - O Canto (2023)